História de Estrela Dalva

Histórico

Índios da tribo dos Guaranis parecem ter sido os primeiros habitantes da região onde hoje se encontra o Município de Estrela Dalva. Algumas evidências de sua presença são utensílios e peças de cerâmica ali encontrados.

As informações sobre a origem da atual cidade de Estrela Dalva são precárias. Consta que o primitivo núcleo surgiu em torno da sede da fazenda de um certo “Maia”, ficando conhecido como “Arraial dos Maias”.
Mais tarde, passou a chamar-se “São Sebastião da Estrela”.

Foi elevado a Distrito pela Lei nº. 2.988, de 14 de outubro de 1882, integrando o Município de Além Paraíba.

Posteriormente, foi incorporado ao Município de Volta Grande, com o nome de “Estrela”, através do Decreto-Lei nº. 148, de 17 de dezembro de 1938.

E, finalmente, seu nome definitivo passou a ser “Estrela Dalva” através do Decreto-Lei nº. 1.058, de 31 de dezembro de 1942.

Em 1953, a Lei nº. 1.039, de 12 de dezembro, concedeu-lhe existência autônoma como município. Pela mesma Lei, Estrela Dalva foi elevada à categoria de cidade.

O que é Estrela Dalva?

Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação.
É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.
Quando Vênus aparece ao entardecer, é denominado Estrela Vespertina., Estrela do Pastor, Estrela Vésper ou Véspero (como é chamado em Portugal).
Estrela Dalva é também o nome de uma planta esterculiácea.

Qual a grafia correta?

À luz dos dicionaristas, é a apresentada como Estrela – d’alva.
Entretanto, em documentos oficiais, placas de estrada, mapas, etc., é encontrada em diversas grafias: Estrela Dalva, Estrela D’alva, Estrela d’Alva. E todas são consideradas corretas.

População

O Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia) de 2010, mostrou uma população de 2.470 habitantes.
De essencialmente rural em 1970 (60,8%), a população era em 1980, predominantemente urbana (72,1%).

População estimada [2020] 2.325 pessoas
População no último censo [2010]2.470 pessoas
Densidade demográfica [2010] 18,80 hab/km²

Comércio e Serviços

Estrela Dalva é um pequeno núcleo urbano que ocupa parte dos terraços do Córrego São Lourenço e evita as encostas mais íngremes das colinas.
O movimento mais intenso da cidade concentra-se, sobretudo, em torno da Praça Aloysio Villela, onde está a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município e da Praça Hasenclever Valladão, onde fica a sede da Prefeitura Municipal, que ocupa o prédio de uma antiga Estação Ferroviária.
O comércio e os serviços mais importantes da cidade também se concentram nesta área central , estendendo-se pela Rua Ary Coutinho Brum e Rua José Mendes Pinto, onde ficam o mercado principal, os bares e as lojas, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, o Pronto-Socorro Municipal Dr. Jaime Afonso de Souza, o ESF Avante (Posto de Saúde), o Banco SICOOB Credimata, a além de Instituições como o Cartório de Registro Civil, o Escritório Local da EMATER/MG, a Coletoria Estadual (SIAT), o Escritório local do IMA e do INCRA, a Agência dos Correios e Telégrafos, a Pousada Estrela e o Estádio Municipal Elias David.

Indústria e Infra-estrutura Básica

O setor industrial é pouco expressivo, contando apenas com a Empresa Transcopedras, no ramo de Pedras Decorativas.
Há algumas pequenas empresas, de produtos alimentares e de madeira.
O serviço de Energia Elétrica é concessão da CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais).
O serviço de tratamento de Água e Esgoto é da COPASA(Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Duas operadoras de telefonia celular cobrem o município, a Claro e a Vivo.

Já internet são pelo menos 2 empresas que oferecem serviços localmente, além dos serviços de internet das operadoras de telefonia fixa e /móvel.

O município é servido por rodovia asfaltada que o liga aos principais centros urbanos e troncos rodoviários da Região Sudeste.
As principais rodovias que servem o município são: BR- 040, BR-267, BR-116, BR-393.

Comunidades

O Município de Estrela Dalva, possui apenas um Distrito:

Distrito de Água Viva: Distante 18 Km da sede municipal, o Distrito de Água Viva possui uma Igreja, uma Escola Municipal (1ª à 4ª série) e um Posto de Saúde. O comércio local, embora pouco expressivo, atende satisfatoriamente à demanda da população.

Além do Distrito de Água Viva, o Município de Estrela Dalva possui também vários povoados: Formiga, Vargem Alta, Agrovila, Beira-Linha, Curty, Barreiro e Vargem Grande .
Em todos os núcleos acima , os moradores contam com assistência médica , através de visita domiciliar da Equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) , além de Assistência Odontológica, Campanhas de Vacinação Infantil, entre outras.
Contam também com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (1ª à 4ª série) do 1º grau , Posto de Saúde e Igreja, em alguns.
Os estudantes do Ensino Médio (5ª à 8ª série) do 1º grau, residentes nestes núcleos, têm condução garantida pela Prefeitura Municipal para o deslocamento até a sede do município, onde funciona a Escola Estadual José Bittencourt de Souza, que aplica o Ensino Médio (5ª à 8ª série do 1º grau) e o Ensino Médio – 2º grau.
Dentre os Povoados, o mais visitado é o Povoado da Formiga, localizado às margens do Rio Paraíba do Sul. É visitado por turistas durante todo o ano, amantes da pesca esportiva, que buscam o lazer em suas belas e agradáveis “prainhas” e na Vila dos Pescadores, localidade próxima à formiga com diversas residências e um restaurante.